UTIARPE

Utiarpe - Universidade da Terceira Idade da ARPE

Fundada em 1997, a UTIARPE iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1997-1998 com 40 alunos. Actualmente o seu número é de uma centena. O objectivo da UTIARPE é proporcionar aos sócios a possibilidade de aprenderem ou ensinarem e promover o convívio salutar e útil entre gerações.
Nas suas aulas, dadas quase exclusivamente por professores voluntários, os alunos podem aprender Português, Francês, Inglês, Cultura Portuguesa, História, História da Arte, Geografia, Psicologia, Informática, etc., além de Bordados, Tapetes de Arraiolos e Artes Decorativas.
As aulas funcionam na sede da ARPE e na Escola Secundária Maria Lamas, em horário diurno. Podem frequentar as aulas da UTIARPE todos os sócios da ARPE, não sendo necessária qualquer habilitação especial.
Desde a sua criação a UTIARPE beneficia do apoio da Delegação Escolar, no início, e actualmente do Agrupamento de Escolas Gil Pais, que, anualmente, coloca professores de Inglês, e/ou Francês, Português.
Em Dezembro de 2005 foi assinado entre a ARPE e a Escola Secundária Maria Lamas um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual dezenas de alunos de Informática e de Inglês da UTIARPE frequentam aulas naquele centro escolar. O protocolo prevê também a realização de encontros geracionais.
A UTIARPE faz parte da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), e é dirigida pedagogicamente pelo Dr. António Mário Lopes dos Santos.

Utiarpe - ACTIVIDADES

VISITAS GUIADAS
Fazem parte do programa dos cursos da UTIARPE as visitas-guiadas a museus e monumentos. Assim, foram já efectuadas visitas aos museus: do Azulejo, de Arqueologia, da Gulbenkian, da Electricidade, da Água, dos Coches, Militar, do Fado e da Guitarra, Eco-Museu do Seixal, Panteão Nacional, Mosteiro dos Jerónimos, Planetário, etc.
Foram visitados os Palácios de Belém, de São Bento, da Ajuda, da Fronteira, de Queluz, Convento de Mafra, Centro Cultural de Belém, etc.